Cobra jiboia no chão de terra

Descubra por que a jiboia não é um animal de estimação

Blog

Por

Conheça os principais equívocos de quem decide ter uma serpente de estimação

A ideia de que as serpentes são animais fáceis de criar, são resistentes e demandam pouco cuidado é um grande erro. Na verdade, as pessoas não entendem que a forma com que estes animais reagem ao sofrimento não é igual aos mamíferos e animais mais conhecidos.

Só percebemos que algo está errado quando ela deixa de comer  o que é um sinal que ela já está sofrendo a um certo tempo.

A jiboia, espécie não venenosa, é uma das mais comuns de se encontrar nos ambientes domésticos. Mas ao contrário do que se acredita, oferecer um terrário minimalista e climatizado não é o suficiente para abrigar uma serpente de estimação.

Veja abaixo os principais equívocos de quem decide ter uma serpente de estimação  e acredita que é fácil dar ao animal tudo o que ele encontraria na natureza.

1. Simplificar demais o ambiente

Esse é um dos primeiros equívocos que as pessoas cometem ao adquirir uma serpente de estimação.

Na natureza, uma jiboia pode estar em cima de uma árvore ou escondida entre as folhas no solo, por exemplo. Ela pode habitar tanto florestas tropicais quanto regiões semiáridas. E, como se não bastasse a falta de enriquecimento ambiental, o problema dos terrários domésticos está também no tamanho. Isso porque uma jiboia pode chegar a dois metros de comprimento e em cativeiro ela nunca vai poder se esticar. Uma cobra não vive o tempo todo enrolada.

Jiboia se escondendo embaixo de folhas secas

Se esconder entre as folhas no solo é um dos comportamentos naturais da jiboia. (Foto: Célio Moura-Visual Hunt)

2. Ignorar riscos de transmissão de doenças

Longe de seu habitat natural, as chances de o animal ficar doente são maiores, já que ele provavelmente sofrerá de estresse crônico. A salmonela está entre as doenças que podem ser transmitidas ao criar uma jiboia em casa.

3. Oferecer apenas uma presa como alimento

Este é um ponto de atenção na criação das jiboias em cativeiro. Em geral, elas são alimentadas com apenas um tipo de presa, o que é bem diferente na natureza, onde ela pode se alimentar de roedores, lagartos, aves, entre outros animais. Além disso, por gastarem pouca energia é comum que jiboias domésticas fiquem obesas  e o sobrepeso pode comprometer suas funções.

4. Não saber quanto tempo vive uma jiboia

A jiboia pode viver, em média, 30 anos. Por isso é preciso que o tutor tenha alguém que cuidará do animal quando não puder mais fazê-lo. Afinal de contas, não é tão simples manusear e cuidar de um animal assim... O que leva aos casos de abandono ou devolução de jiboia que são muito comuns.

Serpentes são animais silvestres – e não de estimação

No fim das contas, não vale a pena ter uma serpente de estimação.

Quem admira esses animais deve observá-los na natureza, onde podem viver e se desenvolver plenamente, com seu bem-estar garantido. Nem o tutor mais dedicado poderá dar todas as condições que esse animal para que ele tenha uma vida plena e saudável.