Dois papagaios em uma gaiola retangular, no quintal de uma casa

Lar doce lar... ou cativeiro?

Blog

Por

Dentro ou fora da gaiola, os animais silvestres mantidos em casa são considerados cativos. Entenda por quê

Os animais silvestres são mantidos em cativeiros por muitas razões e em diferentes ambientes, incluindo zoológicos, aquários, parques, centros de pesquisa, santuários. O termo “cativeiro” se refere ao ato de manter esses animais em um espaço confinado ou restrito, sob ou sem a supervisão de pessoas.

Mas e os passarinhos de estimação? Eles também são cativos? Sim! Nesse caso, eles vivem em o que conhecemos por cativeiro domiciliar ou doméstico. Assim como os animais que são mantidos em jaulas e gaiolas para entreter turistas, os pássaros que vivem em residências também estão longe de seu habitat natural – e em sofrimento

O papagaio no quintal pode parecer bem cuidado porque tem comida, água, abrigo e atenção dos humanos. Mas seja dentro de uma gaiola ou em um espaço delimitado pelos muros de uma casa, ele vai sofrer para sempre por não poder expressar seus comportamentos naturais – que são muitos, e tão específicos, como viver em grupo, ter um parceiro para toda a vida e voar vários quilômetros por dia.

Nos lares brasileiros, infelizmente, é comum encontrar animais silvestres como animais de estimação. Talvez você se lembre como o "loro" do vizinho ou do seu avô sempre pareceu tão bem adaptado. A verdade é que essa adaptação não é real. Os pássaros sentem falta de viver em bando e da vida que teriam na natureza.

Papagaio verde em um galho, na natureza

Foto: Pixabay

Quando a vida em cativeiro é justificável?

Se o objetivo é manter animal selvagem como bicho de estimação ou para fins de entretenimento (pense nos golfinhos em parques aquáticos ou nos elefantes que são explorados para que os turistas passeiem com eles), o cativeiro é algo extremamente cruel e inaceitável.

Somente alguns casos de cativeiro podem ser justificados:

  • para reabilitação do animal, após sofrer algum acidente (como os animais que se machucam em queimadas, por exemplo);
  • quando ele é vítima do tráfico de animais e precisa de cuidados especiais antes de ser devolvido à natureza;
  • quando a reprodução de animais em risco de extinção é necessária para preservar a espécie – mas somente quando os animais que nascem em cativeiro são introduzidos na natureza.

Faça sua parte

É importante que você se comprometa a não comprar um animal silvestre como bicho de estimação. Caso você já tenha um em casa, leve-o sempre ao veterinário, comprometa-se a não comprar outro animal e não o abandone. 

Muitas vezes, soltar um animal que passou a vida toda em cativeiro é uma sentença de morte para ele. Por isso, veja como devolver um animal silvestre à natureza com segurança.