Organizações realizam atividades de conscientização sobre a captura acidental

Notícias

Ações acontecem entre os dias 1 e 4 de novembro. Saiba como participar.

Existe uma história perturbadora por trás do peixe que chega ao prato. É bem possível que, antes de virar uma refeição, ele esteja envolvido na morte de centenas de outras espécies marinhas, entre elas focas, golfinhos, tartarugas, tubarões e até baleias.

Estima-se que cerca de 40% de todos os animais capturados nos mares todos os anos sejam apanhados por acidente nas redes de pesca. Esse problema, conhecido como “captura acidental” (ou bycatch, em inglês) é uma das maiores ameaças aos oceanos. Além de causar um intenso sofrimento aos animais - que, muitas vezes, sofrem mutilações ou morrem afogados presos às redes -, a captura acidental está contribuindo para um declínio dramático da vida marinha.

Para chamar atenção dos governos, empresas e pessoas sobre essa ameaça, o VIVA Instituto Verde Azul lidera no Brasil o Dia Internacional PARE a Captura Acidental (International Stop ByCatch Day) em 1 de dezembro.

Este ano, o instituto realizará uma mobilização nacional entre os dias 1 e 4 dezembro em parceria com diversas organizações, entre elas a Proteção Animal Mundial. São oficinas, palestras, atividades para crianças e outras atividades de conscientização que podem ser replicadas por organizações e pessoas em qualquer lugar do Brasil.

Confira a lista das instituições participantes no site do VIVA Instituto Verde Azul.

Combatendo um fantasma sob as ondas

Redes, linhas e armações não matam os animais apenas quando são jogadas ao mar durante a pesca. Todos os anos, cerca de 640 mil toneladas de equipamentos são perdidos ou descartados nos oceanos, causando ferimentos, mutilações e a morte dolorosa de centenas de milhares de animais.

Entre os anos de 2015 e 2019, trabalhamos para proteger os animais contra a pesca fantasma, mobilizando empresas, apoiando ações de limpeza dos oceanos e ajudando a contar as histórias dos animais resgatados que foram vítimas da pesca fantasma.

Para saber mais sobre nossas ações, confira nossas notícias e relatórios: