
Há 30 anos vimos alertando governantes sobre a importância do controle humanitário das populações de cães de rua. Embora saibamos que estas populações possam oferecer riscos – doenças, comportamentos agressivos, danos para atividades pecuárias etc -, também temos ciência de que o sacrifício nunca é a melhor solução. Na verdade, o raciocínio equivocado de que a matança é a forma mais eficaz para a redução das populações de cães tem sido o maior causador do sofrimento destes animais.
Nós seguimos a metodologia do ICAM (Guia para o Controle Humanitário das Populações de Cães, na sigla em inglês) para o gerenciamento de populações caninas. É um ciclo completo de ações do qual nos utilizamos para ajudar governos locais a controlar suas populações de cães de maneira humanitária.
As soluções conjuntas que buscamos podem envolver campanhas de esclarecimento para proprietários de animais, leis específicas, programas de vacinação e esterilização, além do registro e da realocação de cães, podendo também ser uma combinação de todos estes esforços.
Ajudamos governos no monitoramento e na avaliação destes esforços, assegurando assim uma mudança de mentalidade que possa ser duradoura.
Além de aplicar as diretrizes do ICAM (Guia para o Controle Humanitário das Populações de Cães, na sigla em inglês), nós promovemos campanhas voltadas à guarda responsável dos cães em todo o mundo, evitando assim abusos, maus tratos e o abandono destes animais.
Almejamos, com isto, um efeito dominó. Ao atuarmos em países onde o sacrifício de animais ainda é uma triste realidade, reduzimos conflitos entre pessoas e cães através de políticas mais eficientes para o controle de populações de cães e por meio de treinamentos direcionados a seus tutores.
World Animal Protection - Todos os direitos reservados
Rua Vergueiro, 875, Sala 93, São Paulo (SP), Brasil - CEP 01504-001
E-mail: contato@worldanimalprotection.org.br