Elephant at a sanctuary

Protegendo os elefantes: acampamentos na Tailândia receberão apoio financeiro e técnico

Notícias

Projeto da Proteção Animal Mundial ajudará os locais a se recuperarem da crise causada pela pandemia e a melhorarem o bem-estar dos animais

A atual crise causada pela pandemia de COVID-19 teve um sério impacto na indústria do turismo, colocando em risco a vida de centenas de elefantes mantidos em acampamentos na Tailândia e a das pessoas ligadas a eles. Mas a crise também trouxe uma oportunidade de mudança para esses animais.

Com o apoio de doadores, iniciamos o projeto “Construindo um futuro melhor para os elefantes” (em inglês, Build Back Better for Elephants), que oferecerá apoio financeiro e técnico às instalações turísticas com elefantes em todo o país pelo período de seis meses. O dinheiro será destinado à alimentação e cuidados médicos aos elefantes, mas também levará alívio a seus cuidadores, os mahouts, que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade.

“A atual crise da pandemia de COVID-19 teve um sério impacto na indústria do turismo global. Quando o turismo é interrompido, elefantes, mahouts e outras partes envolvidas correm o risco de perder seu único meio de sobrevivência”, explica Na Sangthong, diretora de nosso escritório na Tailândia.

Para receber o financiamento, o acampamento de elefantes deve se comprometer a melhorar suas operações, oferecendo altos padrões de bem-estar para os elefantes e desenvolvendo um plano de negócio sustentável. Além disso, a instalação deve ter registro nos órgãos governamentais e cumprir todas as leis trabalhistas da Tailândia.

As inscrições para o projeto acontecem até o dia 28 de fevereiro e os selecionados serão anunciados em 1ª de maio de 2020.

Turismo seguro para elefantes e pessoas

Contribuímos de forma contínua para que os acampamentos de elefantes na Tailândia mudem suas operações e ofereçam altos padrões de bem-estar aos animais.

Em 2018, uma das maiores atrações do país, ChangChill (antes conhecida como Happy Elephant Care Valley), passou a adaptar suas instalações para oferecer experiências responsáveis e éticas com a vida silvestre. A primeira grande transformação foi acabar com o contato direto entre turistas e elefantes. Com nosso novo projeto, queremos que outros acampamentos façam mudanças importantes por esses animais.

Eliminar atividades como passeio, banhos e shows com elefantes significa protegê-los de uma vida de sofrimento e crueldade. Atrações que envolvem interação com turistas usam métodos extremamente dolorosos e cruéis no treinamento desses animais, para que se tornem dóceis e submissos. Já em atrações éticas, onde os elefantes são observados à uma distância segura, essa crueldade não é necessária.

Elefant nyder livet i ChangChill

Em ChangChill, os elefantes ficam livres para explorar e expressar seus comportamentos naturais.

Faça sua parte

Se você puder montar, alimentar, dar banho ou assistir shows de elefantes, significa que esse animal passou por um processo cruel de treinamento para se tornar submisso o suficiente e executar o que é ordenado.

E agora que você sabe disso, pode escolher não contribuir com essa prática.

Descubra aqui como você pode ser um turista amigo dos animais e evitar atrações cruéis com a vida silvestre ao redor do mundo.

Eliminar atividades como passeio, banhos e shows com elefantes significa protegê-los de uma vida de sofrimento e crueldade.