Elefante andando na natureza, passando por um trecho com água

Bem-estar animal: o que eu posso fazer para ajudar

Blog

Por

Fazer melhores escolhas no supermercado e em suas viagens de férias já é um bom começo para ajudar o bem-estar animal

Você olha para o seu cão, deitado numa cama quentinha, e sabe que ele está bem cuidado. Seu pet recebe água, comida, carinho e brincadeira, assim como cuidados de um veterinário quando fica doente. É realmente desse ponto que parte o significado de bem-estar animal, mas o conceito não se resume a isso.

Deixa eu explicar melhor: os animais são seres sencientes, ou seja, são capazes de sentir emoções, como medo, dor e felicidade. E eu não estou me referindo só a cães e gatos, mas também aos animais de fazenda e aos silvestres, como golfinhos e baleias.

É importante conhecer esse termo – senciente –, pois, ao compreender que os animais têm sentimentos, os seres humanos passam a ter mais empatia por eles. E, como empatia leva ao respeito, que tal começar agora mesmo a ajudar os animais a terem mais bem-estar?

Algumas coisas que você pode fazer

1. Divulgue a mensagem de que os animais sentem, sim, e que suas necessidades vão além de água, comida e abrigo.

2. Apoie, mesmo que virtualmente (assinando petições), campanhas de bem-estar animal. Na internet, existem exemplos aos montes. Aqui mesmo, em nosso site, você pode assinar petições para pedir melhores condições para os porcos criados em sistemas industriais e para proteger os golfinhos explorados em atrações turísticas.

3. Questione sempre! Você já deve ter visto no supermercado produtos como ovos e carnes com certificação de bem-estar animal. Se você tiver dúvidas sobre a origem da carne e dos ovos, pergunte.

4. Aprenda sempre mais sobre bem-estar animal. Quanto mais você ler sobre o assunto, mais vai poder entender o que pode fazer de diferente. Aqui em nosso site, por exemplo, você pode aprender que os porcos são super inteligentes, pode entender por que os javalis são só desculpa para a liberação da caça, além de descobrir por que o papagaio não deveria ser um animal de estimação e que os elefantes sofrem em parques turísticos onde há interação com humanos.

5. Compartilhe a informação. Seja em suas redes sociais, em conversas com a família no café da manhã, na fila do supermercado ou em suas rodas de amigos.

Você pode ajudar a melhorar a vida dos animais com pequenas ações, basta começar.